quinta-feira, 28 de março de 2013

SESSÃO DE APRESENTAÇÃO DO NÚCLEO DE ODIVELAS DA ASSOCIAÇÃO ÁGUA PÚBLICA

Notícia do "Odivelas.com" - com reportagem em vídeo incluída - da sessão de apresentação do Núcleo de Odivelas da Associação Água Pública, na passada sexta feira, na Ramada. Clique AQUI!

sábado, 23 de março de 2013

ODIVELAS - MUNICÍPIO INIMIGO DA ÁGUA PÚBLICA 2013

 

Uma delegação da campanha "Água é de Todos" e do Núcleo de Odivelas da Associação Água Pública entregaram ontem, Dia Mundial da Água, um prémio à Presidente da Câmara Municipal de Odivelas pelo seu excepcional empenho em privatizar a água, acompanhada de uma declaração de Odivelas como Município Inimigo da Água Pública 2013.

sexta-feira, 15 de março de 2013

PETIÇÃO

EM DEFESA DE UMA GESTÃO INTEGRALMENTE PÚBLICA EM ODIVELAS 
DOS SERVIÇOS DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA, SANEAMENTO E RESÍDUOS URBANOS.
 
À Câmara Municipal de Odivelas
  e Assembleia Municipal de Odivelas

A água é de todos.
Sim à água pública.
Não à concessão da água a privados.
 
Os recursos hídricos e a sua utilização ao longo dos séculos foram sempre vitais para o desenvolvimento dos Povos e das civilizações.

A água é um bem maior e escasso cuja gestão não pode ser objecto de negócio. O direito à água é um direito básico dos seres humanos pelo que não deve ser tratada como uma qualquer mercadoria. Cabe, pois, aos poderes públicos democraticamente eleitos a exploração e a gestão de um bem tão precioso para as populações. As consequências negativas da entrega a privados de serviços municipais de água são já conhecidas, nomeadamente, ao nível dos preços, que sofrem, invariavelmente, um aumento brutal.

Os abaixo assinados, vêm por este meio reclamar o fim imediato das acções promovidas pela Câmara Municipal de Odivelas que visam entregar a privados os serviços de abastecimento de água no concelho.

Exigem de igual modo que os responsáveis municipais de Odivelas e de Loures desenvolvam acções conjuntas de âmbito intermunicipal que levem à melhoria dos serviços públicos de abastecimento de água, saneamento e resíduos sólidos.



CIDADÃOS MOBILIZAM-SE EM ODIVELAS EM DEFESA DA ÁGUA PÚBLICA!

Nota à Imprensa n.º 001/03

Um conjunto de cidadãos lançou as bases, esta quinta feira, dia 14 de março, para a criação do Núcleo de Odivelas da Associação Água Pública, com o objectivo primordial de unir esforços na defesa de uma gestão pública e municipal dos serviços de abastecimento de água, de saneamento de águas residuais e de resíduos urbanos no concelho de Odivelas.
 
A água é um bem indispensável à vida! É um direito humano fundamental, um bem maior e escasso que não pode ser transformado num negócio sujeito às regras do lucro!
 
Não nos podemos conformar com as decisões da Câmara e Assembleia Municipal de Odivelas, aprovadas pela maioria PS/PSD contra a oposição de todas as outras bancadas (CDU, CDS, Bloco de Esquerda, Partido da Terra e Independentes), no sentido da entrega a privados, por 30 anos, da exploração e gestão dos sistemas de distribuição de água para consumo público, recolha de efluentes e dos resíduos urbanos do Concelho de Odivelas.
 
São conhecidos os resultados da privatização dos serviços municipalizados:
- Aumento brutal dos preços;
- Mau serviço em zonas de menor densidade populacional;
- Grande negócio para a empresa concessionada que tem garantidos valores mínimos de consumo e grande prejuízo para os munícipes, já que aqueles valores serão sempre pagos pela Câmara, mesmo que a população não gaste essa água. (Só a Câmara de Barcelos deve actualmente 175 milhões de euros à empresa concessionada).
 
Apelamos, desde já, a todos e a cada um, munícipes, associações e forças vivas do concelho de Odivelas, que se juntem a esta causa, que mobilizem e participem no esclarecimento, resistência e luta em defesa da gestão pública e da melhoria da qualidade dos serviços de água, contra a entrega a privados do abastecimento de água, saneamento e resíduos urbanos no Concelho.
 
Apelamos à subscrição da petição em defesa da água pública no concelho de Odivelas (disponível em www.aguapublica-odivelas.blogspot.com).
 
Apelamos à participação no ato público de apresentação do Núcleo de Odivelas da Associação Água Pública no próximo dia 22 de Março, Dia Mundial da Água, pelas 21h00, no Salão Nobre da Junta de Freguesia da Ramada, que será seguido de um debate e da exibição do filme/documentário "H2O À VENDA", sobre as consequências da privatização de serviços de abastecimento de água.

P´LO NÚCLEO DE ODIVELAS
DA ASSOCIAÇÃO ÁGUA PÚBLICA
www.aguapublica-odivelas.blogspot.com
                                                                         E-mail: aguapublica.odivelas@gmail.com
 
15 de março de 2013